18/06/2019

Vereadores aprovam utilização de prédio público pela Associação de Apicultores e Meliponicultores

Produtores terão um espaço específico para beneficiamento do mel e, desta forma, fabricarão um produto regularizado.

Na sessão ordinária do dia 17 de junho o projeto de lei 029/2019 foi aprovado. O objetivo da matéria é autorizar a concessão do uso de um prédio público pela Associação de Apicultores e Meliponicultores de Nova Petrópolis. A estrutura está localizada na Rua Leopoldo Pellenz, 510, bairro Vila Germânia e é popularmente conhecida como “barracão”.  Desta forma, os produtores terão um local específico para o beneficiamento de mel. Até o momento, os produtores processam os produtos em casa e vendem informalmente ou levam o mel para ser processado em municípios próximos. O secretário de agricultura e meio ambiente Lucas da Costa Lima explicou o projeto durante a sessão ordinária. “É um ramo da agricultura que está em grande desenvolvimento no município. Fizemos uma reunião com ajuda da Emater e tem mais mel no município do que a gente imaginava. São 51 associados meliponicultores e todos estão irregulares atualmente.”

De acordo com a justificativa do projeto, uma associação de apicultores e meliponicultores foi constituída em 2018 – a NovaMel - a fim de melhor organizar o trabalho dos produtores. Por isso, no intuito de agilizar o processamento do produto, já foi realizado um projeto de reforma e adaptação do prédio citado acima. Ele está há anos sem utilização e atualmente é endereço de um depósito.