18/06/2019

Projeto de lei que cria o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Leiteira de Nova Petrópolis é aprovado

Objetivo é aumentar a produtividade e a qualidade do leite dos produtores.

O projeto de lei 028/2019 foi aprovado em regime especial na sessão ordinária do dia 17 de junho. A matéria prevê a criação do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Leiteira de Nova Petrópolis. O objetivo é melhorar a rentabilidade dos produtores de leite por meio do aumento da produção e da redução de custo para tal, garantindo a qualidade do leite. A fim de explicar melhor o projeto, o secretário de agricultura e meio ambiente Lucas da Costa Lima compareceu à sessão ordinária. Ele afirmou que a produção de leite em Nova Petrópolis vem caindo por alguns motivos, com a sucessão familiar que não vem acontecendo. Desta forma, o objetivo do projeto é aumentar a produção de leite em Nova Petrópolis e dar mais qualidade ao produto. “Ou tem que achar um caminho de produzir mais ou fazer outra coisa”, explicou o secretário. Ele também informou que quem não tiver refrigerador a granel não poderá mais vender para a Cooperativa Piá, justamente para garantir a melhor qualidade do leite. “O produtor tem que nos deixar trabalhar, a resistência no interior é muito grande. Eles vão assinar um termo de compromisso pra que ele aplique as mudanças que a Prefeitura determinar”, explicou Lucas.

De acordo com o projeto aprovado, no Município encontram-se 100 famílias que tem a atividade leiteira como parte importante ou principal da geração de renda. Entre os motivos da implantação do programa é que em janeiro 42,5% das propriedades não atingiram os resultados estabelecidos no quesito contagem bacteriana total. O projeto ainda detalha outros índices que precisam ser melhorados entre os produtores.

Para aprimorar os índices e ajudar os produtores a manterem suas atividades de forma eficiente, o Executivo decidiu implantar o programa com os seguintes objetivos: Diminuir os custos de produção por meio do manejo alimentar dos animais, aumentar a produtividade por vaca por meio do manejo zoológico e seleção genética, fazer o diagnóstico detalhado da capacidade produtiva da propriedade e introduzir a quantidade adequada de animais para melhor aproveitamento. Também se tem como meta melhorar a qualidade do leite através do manejo da ordenha higiênica, promover a educação sanitária e sensibilizar os produtores a aderir ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal.