18/06/2019

Vereadores reduzem de 11 para nove o número de cadeiras na Câmara Municipal

Resultado será sentido a partir da próxima eleição. Os dois votos contrários ao resultado foram da bancada do PDT.

A última votação da proposta de redução do número de vereadores na Câmara Municipal de Nova Petrópolis teve o resultado final decidido na sessão ordinária do dia 17 de junho. Foram nove votos favoráveis à redução e dois contrários – dos vereadores Cláudio Gottschalk e Jerônimo Stahl Pinto, da bancada do PDT. Desta forma, a partir da próxima eleição municipal, serão eleitos somente nove edis para o poder Legislativo Municipal.

A bancada do PSDB propôs redução, por meio do vereador Jorge Darlei Wolf. Durante seu espaço de fala na sessão em que ocorreu a primeira votação, no dia três de junho, Darlei disse que alguns dos vereadores que propuseram apenas sete edis foram favoráveis ao aumento do número de cadeiras em 2012. “O que aconteceu? Não precisa mais de representatividade?”, questionou. O vereador também lembrou que sempre foi contra o aumento do número de cadeiras na Câmara e que sua proposta não é demagogia política. “Venho com esta ideia desde 2012 e a defendo, não é demagogia.”

Já o vereador Jerônimo Stahl Pinto, líder de bancada do PDT, não concordou com o resultado.  Ele afirmou que ele e seu colega de partido, vereador Cláudio, perderam na votação, mas que não perderam na palavra. “Não perdemos a coerência. A nossa posição sempre foi transparente de que o PDT é contrário à redução. O município está crescendo e defendemos a manutenção dos 11 pela representatividade. A redução não vai impactar em praticamente nada. Espero que os vereadores que votaram a favor se elejam.”

O próximo passo é a promulgação da emenda pelo presidente do Legislativo Municipal Daniel Michaelsen (MDB).