02/07/2019

Vereadores aprovam moção de apoio à Furg por inovação em projeto para substituição de plástico

Plástico produzido pela universidade se decompõe em 20 dias e pode ser consumido por humanos e animais por ter origem de alimentos como chia e feijão.

A moção 004/2019, encaminhada pelo vereador Jerônimo Stahl Pinto (PDT), foi aprovada na sessão ordinária do dia 1º de julho. Jerônimo visa apoiar um projeto inovador da Furg – Universidade Federal do Rio Grande – que produziu plástico biodegradável comestível a partir de grãos. Ele também tem o objetivo de homenagear Vilásia Guimarães Martins, professora e pesquisadora que está à frente da iniciativa. De acordo com Jerônimo, este material se decompõe em 20 dias ao entrar em contato com a natureza, já que é feito a partir de subprodutos de alimentos como chia, feijão, proteína de pescado e glúten. Jerônimo também afirma que esta seria uma alternativa para todo o plástico que é jogado nos oceanos e que é ingerido por animais marinhos – que na maioria morrem após a ingestão.  “É um trabalho que temos que saudar e homenagear. Temos que divulgar isso no meio acadêmico e escolar porque as crianças são nosso futuro.” O projeto já recebeu dois prêmios internacionais – Um na França e outro no México.