26/11/2019

Vereadores aprovam moção de apoio para a redução de parlamentares no Congresso Nacional

João Paulo de Macedo Viana (PSB) deseja apoiar a PEC 12/2019, de autoria do senador Alvaro Dias, atual líder do Podemos.

A moção 013/2019 foi aprovada na sessão ordinária do dia 25 de novembro. Encaminhada pelo vereador João Paulo de Macedo Viana (PSB), visa apoiar a PEC 12/2019, que propõe a redução dos parlamentares no Congresso Nacional. O texto prevê que sejam reduzidos de 513 para 345 deputados. Para o senado o objetivo é reduzir de 81 para 54 senadores. “Vemos servidores tendo os salários parcelados, enquanto a máquina pública continua pesada sendo no Executivo, Legislativo e Judiciário. Então a proposta é reduzir em um terço o número de senadores e deputados federais”, explicou João Paulo.

A medida também chega nas Assembleias Legislativas, uma vez que o número de deputados estaduais é calculado de acordo com o número de parlamentares nacionais. De acordo com a moção, o custo do Congresso Nacional é de 10,6 bilhões de reais por ano.