17/03/2020

Como será o combate ao contágio pelo Coronavírus em Nova Petrópolis

Sessão do dia 16 de março na Câmara de Vereadores teve como foco principal as ações para prevenir a Covid-19 no Município

“Não queremos pagar pra ver”. A frase foi proferida pela secretária de saúde e assistência social Cláudia Silvane Pires na sessão ordinária do dia 16 de março. O objetivo da presença da secretária foi falar sobre os movimentos do Município para prevenir o contágio da população pelo Coronavírus, que causa a doença Covid-19. Um decreto será emitido pelo município nesta terça-feira, 17, com medidas para prevenir o contágio. “Entendemos como um cuidado pra população. As pessoas precisam ser parceiras. Seguir as orientações, isso é questão de tempo pra passar”, disse Cláudia.

Ainda não existem casos suspeitos da Covid-19 em Nova Petrópolis, mas um protocolo de atendimento já foi montado. Quem chegar às Unidadades Básicas de Saúde ou hospital apresentando os sintomas receberá uma máscara e será direcionado para um local sem outros pacientes. Lá será feito o atendimento e o exame. No entanto, o ideal é que estas pessoas permaneçam em casa de quarentena e liguem para o postos de saúde de sua região ou para a Secretaria de Saúde (3298-2650). Uma equipe será enviada até a residência para realizar o exame. Apenas em casos de dificuldade respiratória e piora dos sintomas é que as pessoas devem procurar o hospital ou postos de saúde. Quem voltou do exterior e é assintomático deverá fazer quarentena de 7 dias. Quem tiver tosse, febre, coriza e sintomas respiratórios precisa ficar em casa por 14 dias.

O que muda nos próximos 15 dias

A partir de quinta-feira, 19, as aulas estão suspensas em todo o município pelo período de 15 dias. As idas aos postos de saúde e hospital só devem acontecer em casos de emergência ou de muita necessidade. “Pedimos que quem não precisa, não vá ao posto de saúde nesse momento. Vale para mãe com filhos pequenos, consulta só de rotina, sem urgência, evite ir no posto”, disse Cláudia. Os eventos públicos e particulares também estão suspensos, o que inclui a Chocofest na Magia da Páscoa. Apenas a decoração será mantida.”O que reunir mais de 100 pessoas será proibido pelo decreto”, informou a secretária. As sessões na Câmara de Vereadores não terão a presença de público por 15 dias, prorrogáveis por mais 15. A população poderá acompanhar pelo canal no Youtube Câmara Nova Petrópolis. Os vereadores que apresentarem sintomas deverão ficar em casa e a falta será justificada. A medida foi tomada mediante uma resolução da mesa diretora.

A secretária pediu paciência por parte da população, principalmente para quem precisar de atendimento médico. Os profissionais de saúde não poderão triar férias pelos próximos 30 dias e os que estão de férias serão chamados de volta. “É esgotante trabalhar na linha de frente com as pessoas tendo dúvida. Pedimos que as pessoas tenham paciência. Temos que nos preparar.” Cláudia também lembrou que o uso de máscaras é para quem está doente. Pessoas saudáveis não precisam.

Sintomas e prevenção

Os sintomas da Covid-19 são tosse, febre, coriza, secreção na garganta, falta de ar, dores musculares e cansaço. Algumas pessoas podem ser assintomáticas. Para prevenir a contaminação, é importante higienizar as mãos sempre com água e sabão ou álcool gel 70%. Não tocar o rosto e usar o cotovelo como barreira na hora de tossir e espirrar também é importante. Evite o compartilhamento de talheres, garrafas, chimarrão e fones de ouvido. Algomerações em abientes abertos e fechados precisam ser evitadas, bem como apertos de mãos, abraços, beijo e contato físico direto.

Aprovações de projetos de lei e proposições

Após a explanação sobre o combate ao Coronavírus, a sessão ordinária seguiu normalmente, mas sem que os vereadores utilizassem a tribuna. Cada um falou do seu lugar para evitar o contato com o microfone coletivo da tribuna.

Os projetos de lei 007/2020 e 010/2020 foram aprovados. O primeiro autoriza as equipes da gincana municipal a decidir a data em que as atividades irão ocorrer. Já o projeto 010/2020 autoriza o município a participar do Consórcio Intermunicipal para a Implantação do Trem Regional da Serra Gaúcha e repassar 50 mil reais para as despesas iniciais com os projetos.

O pedido de informações 006/2020 também foi aprovado. Os vereadores Carlos Simon, Jorge Darlei Wolf, Kátia Regina Zummach, Nei Ambélio Schneider e Rodrigo José dos Santos são os autores do pedido, que solicita saber o motivo pelo qual não foi colocado piso podotátil quando reformaram a frente da Praça das Flores. Além disso, solicitam o valor do custo da mão de obra da reforma.

O vereador Jerônimo Stahl Pinto teve aprovado o pedido de provências 004/2020. Ele solicita a manutenção da via, roçada e limpeza de boeiros e valetas na Rua Bertholdo Kehl, em Linha Imperial. O pedido 005/2020 também é de autoria de Jerônimo e foi aprovado. Ele solicita que o Executivo notifique a empresa OCX, responsável pela pavimentação da Rua Otto Grings, em Linha Imperial. O vereador afirma que é necessário refazer o serviço, pois o asfalto já está danificado. Por fim, Jerônimo aprovada a indicação 002/2020. Ele sugere a instalação de uma placa que informe sobre o funcionamento do sistema de videomonitoramento e utilizou como exemplo a placa utilizada em Três Coroas.