31/03/2020

Vereadores de Nova Petrópolis votam remotamente por conta do Coronavírus

Maioria das proposições aprovadas estão relacionadas a medidas de diagnóstico e prevenção à Covid-19, doença causada pelo vírus

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis no dia 30 de março seguiu com o isolamento dos parlamentares, que votaram de forma remota por meio do sistema eletrônico de votação. No plenário estiveram presentes apenas o presidente João Paulo de Macedo Viana e duas assessoras. Nova Petrópolis, até o dia 30 de março, não tinha nenhum caso confirmado da Covid-19, doença causada pelo Coronavírus. No entanto, ciente da importância do isolamento social, o Legislativo Municipal continuará trabalhando de forma remota durante as sessões e os funcionários continuarão atuando em home office.

As proposições foram votadas em regime especial a fim de dar seguimento mais rápido aos pedidos dos vereadores. A maioria das matérias votadas e aprovadas estão relacionadas à pandemia de Coronavírus. O pedido de informações 012/2020 foi encaminhado pelo vereador Rodrigo Santos, que solicitou saber quantos testes foram feitos para detectar a presença do Coronavírus nas pessoas até o dia 23 de março, o total de testes realizados até a resposta do pedido e quantos kits a cidade tem para fazer estes exames. Já por meio do pedido de informações 013/2020, o vereador Rodrigo Santos solicitou saber se existe a possibilidade de ser construído um abulatório de campanha por causa da pandemia, se sim, qual o motivo, se existem mais pessoas com suspeita de infecção pelo Coronavírus e questionou por que não são feitos exames rápidos e depois os laboratoriais para sanar dúvidas. Com a indicação 005/2020 Rodrigo sugere a prorrogação do prazo para pagamento de impostos como o IPTU, ISSQN e alvarás. Já por meio da indicação 006/2020, ele sugere a desinfetação de locais públicos como praças, farmácias, UBS e Prefeitura.

O pedido de providências 008/2020 foi encaminhado pelo vereador Nei Schneider e solicita a manutenção do ascostamento em frente a UBS Vale do Caí. Ele solicita que seja feito um estacinamento no local. O vereador ainda teve aprovado o projeto de lei do legislativo 003/2020, que denomina de Rua Ernesto Stahnke o trecho da estrada secundária que inicia na VRS 827, Rua Silvestre Zimmermann e segue sentido oeste até o Rio Caí.