09/06/2020

Relatório da CPI do Natal é concluído e debatido pelos vereadores de Nova Petrópolis

A resolução que trata sobre o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito será votada na próxima sessão ordinária

Após três meses de trabalho envolvendo análises de documentos e entrevistas com pessoas envolvidas no Natal no Jardim da Serra Gaúcha 2019, a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou possíveis irregularidades na organização do evento foi concluída. O relatório final tem 21 páginas e foi apresentado na sessão ordinária do dia oito de junho para a comunidade. A comissão foi formada pelos vereadores Jorge Darlei Wolf presidente, Rodrigo José dos Santos relator e Kátia Regina Zummach secretária. O vereador Jorge agradeceu os depoentes que se colocaram à disposoção e ao Executivo por ter colaborado no encaminhamento das documentações solicitadas. “Foi um trabalho muito intenso e de dedicação. Fizemos o nosso trabalho de fiscalização de dar uma resposta para a nossa sociedade. Apenas queríamos dar uma oportunidade de todos colocar o seu ponto de vista, suas colocações, respeitando a ampla defesa do contraditório”, disse. Ao todo foram realizadas três oitivas que escutaram 12 pessoas. O relatório na íntegra pode ser acessado por meio do site camaranovapetropolis.rs.gov.br.

Proposições

A sessão também teve espaço para o debate de proposições que foram encaminhadas pelos vereadores e que serão votadas na sessão ordinária do dia 15 de junho. A indicação 016/2020 foi encaminhada pelo vereador Rodrigo José dos Santos e sugere a elaboração de uma cartilha para a elaboração de uma compostagem doméstica e comunitária. O motivo é o alto custo que o Executivo Municipal tem com o transporte do lixo orgânico para o local adequado. A indicação 017/2020 sugere o fortalecimento da marca “Nova Petrópolis Ciidade Educadora” e que nos eventos municipais o título seja enfatizado. A proposição também foi encaminhada pelo vereador Rodrigo José dos Santos. O pedido de providências 010/2020 foi encaminhado pelo vereador Carlos Simon e solicita a pintura da rua Vicente Prieto. O vereador argumenta que, com a chegada do inverno, a visibilidade fica prejudicada por conta da névoa e chuva. Já o pedido de providências 011/2020 também foi encaminhado pelo vereador Rodrigo Santos e solicitou a revogação do projeto de lei do legislativo 002/2020. O projeto tratou da nomeação de uma rua na localidade do Pedancino. O impasse é que os moradores não concordam com a municipalização da via, uma vez que argumentam que ela é particular. Já alguns vereadores colocaram que ela consta no mapa do Município, ou seja, já era municipal antes da denominação. Uma reunião foi marcada no Executivo para resolver a questão. A proposição ainda não foi votada.

A proposição votada e aprovada foi o pedido de providências 009/2020. Encaminhada pelo vereador João Paulo de Macedo Viana, solicita a manutenção da Rua dos Carvalhos, no bairro Vale Verde. De acordo com o vereador, os moradores já solicitaram a pavimentação comunitária, mas ainda não foram atendidos. Desta forma, eles solicitam uma boca de lobo e a execução de um projeto pluvial para o escoamento da água.