06/10/2020

Vereadores aprovam projetos de lei sobre o Nova 2050

As matérias tratam da agenda estratégica para o desenvolvimento do município nos próximos 30 anos

Dois importantes projetos para o futuro de Nova Petrópolis foram aprovados na sessão ordinária do dia cinco de outubro. As matérias tratam sobre o projeto Nova 2050, que define a agenda estratégica para o desenvolvimento do município nos próximos 30 anos. O projeto tramitou durante nove meses na Casa a fim de ser analisado página por página – foram cerca de 600 lidas por todos os vereadores em reuniões e sessões ordinárias. O projeto de lei 079/2019 dispõe sobre a agenda estratégica de desenvolvimento sustentável para o município de Nova Petrópolis. Já o projeto de lei 080/2019 institui e regulamenta o plano municipal de mobilidade urbana do município de Nova Petrópolis. A Agenda Estratégica e o Plano de Mobilidade Urbana abordam três subsistemas: de sustentabilidade do território rural e urbano; de sustentabilidade social, econômica e cultural e de sustentabilidade na gestão e cooperação. O material conta com nove estratégias, 25 programas e 105 projetos elaborados coletivamente. Quatro emendas foram feitas a fim de melhor adequar o projeto às necessidades do município.

Os estudos para a elaboração do projeto foram feitos pela CEPA – Centro de Estudos e Projetos do Ambiente. A Sicredi Pioneira foi uma das apoiadoras do projeto, bem como o Conselho Municipal de Turismo de Nova Petrópolis e o Executivo Municipal. Oficinas com a comunidade também foram realizadas a fim de entender quais são as necessidades do município para as próximas três décadas. Sendo assim, a comunidade continuará tendo papel importante na concretização do que os projetos preveem. Isso porque todas as alterações que podem vir a ser feitas nas leis precisam passar por audiência pública. O objetivo é manter a transparência das ações.

Para ter acesso aos projetos 079/2019 e 080/2019 na íntegra, acesse nosso site e clique em projetos em tramitação – situação dos projetos.