08/07/2021

Vereadores participam de reunião com secretário do Estado e discutem obras da concessão da ERS-235

Encontro ocorreu na terça-feira, 6 de julho, no Plenarinho da ACINP

Na tarde da terça-feira, dia 6 julho, em reunião com autoridades de Nova Petrópolis, o secretário extraordinário de Parcerias do Governo do Estado, Leonardo Busatto, anunciou que o cronograma de obras da concessão da ERS-235 poderá ser antecipado, sem impacto significativo na tarifa de pedágio.

A reunião ocorreu no Plenarinho da ACINP e estiveram presentes o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, o presidente da ACINP, Marcos Alexandre Streck, e os vereadores Daniel Michalesem (PSDB), Kátia Regina Zummach (PSDB), Alexandre da Silva (PSB), Cláudio Gottschalk (PDT) e Tarcísio Brescovit (Patriota).

O tema seguirá em discussão nas próximas semanas, com novas reuniões em Nova Petrópolis e apresentação de demandas ao Governo do Estado. De acordo com a proposta inicial do Governo do Estado, o trecho da ERS-235 entre Nova Petrópolis e Gramado seria duplicado entre o sexto e o décimo ano do contrato.

Conforme Busatto, o Governo do Estado prevê investimento de R$ 407 milhões para a ERS-235 durante os 30 anos do contrato de concessão. A principal obra prevista no projeto é duplicação total do trecho de 32 quilômetros entre Nova Petrópolis e Gramado. Como o edital de concessão das estradas ainda está em fase de elaboração e debates, o secretário Leonardo Busatto se prontificou a receber propostas de alterações para o trecho de Nova Petrópolis.

De acordo com dados do governo do Estado, apenas 10% da malha viária da região é duplicada. Desta forma, o objetivo é de que, com a concessão, a porcentagem aumente para 73% entre as rodovias pedagiadas. Outra promessa é a construção de 808,6 km de acostamento e 831 obras de adequação de acessos em todo o Estado.

Além disso, o plano de concessão prevê 22 praças de pedágio – 13 novas. O pedágio entre Nova Petrópolis e Gramado deve permanecer no mesmo lugar e o valor cobrado poderá variar de R$ 5,74 a 7,66. Os valores ainda podem sofrer alterações.

O vereador Daniel Michaelsen destacou a importância da construção de uma ciclovia na ERS-235 e pediu para que a duplicação seja proporcional entre Nova Petrópolis e Gramado e Três Coroas e Gramado. “O clicoturismo é uma tendência, por isso, é fundamental que seja construída uma ciclovia na via. Precisamos dar segurança para os ciclistas, vejo outras cidades e estados fazendo ciclovias, não podemos perder essa oportunidade. Além disso, a duplicação precisa ser proporcional e justa, para que nenhum município seja prejudicado”, disse Michaelsen.

Crédito das fotos: Jéssica Zang / Comunicação Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis