15/09/2021

Aprovado Programa de Implantação e Ampliação de Redes de Água no interior de Nova Petrópolis

Objetivo é garantir acesso à água potável em todas as localidades do município

Na sessão ordinária do dia 14 de setembro de 2021 foi aprovado o Projeto de Lei 088/2021, do Executivo Municipal, que cria o Programa de Implantação e Ampliação das Redes de Água das Comunidades do Interior de Nova Petrópolis. O objetivo é garantir o rápido e adequado acesso à água potável em todas as localidades do interior.

O programa contempla a possibilidade de envolvimento das próprias comunidades, reduzindo o custo aos recursos financeiros públicos. O projeto afirma que a Prefeitura Municipal destinará os materiais (tubos e tubulações) e serviços de máquinas para a implantação das redes de água, criando uma rubrica de R$ 25 mil. A contrapartida das associações ou entidades deverá ser de, no mínimo, 20% do valor total da obra.

“O município de Nova Petrópolis passa por um processo contínuo de crescimento demográfico, o que exige medidas de rápida expansão das redes de abastecimento de água. Vale ressaltar que o valor de R$ 25 mil não é o valor de investimento para as obras, é apenas para a abertura da rubrica”, disse a vereadora Kátia Regina Zummach (PSDB).

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Lüdke, esteve presente na sessão ordinária e falou sobre o projeto, sanando dúvidas dos vereadores. “Este é um projeto muito amplo. Nos últimos anos, tem chovido muito menos do que o necessário na nossa região, dificultando a recuperação de vertentes de água. Por conta disso, a necessidade de expandirmos as redes de água está sempre crescendo. Comunidades que não tinham problema com falta de água estão procurando a Prefeitura e estamos tomando as devidas providências. Diante do que precisa ser feito, R$ 25 mil é pouco dinheiro, é apenas uma oportunidade de abrir uma rubrica. Com certeza, vai sair dinheiro do superavit para a construção dessas redes de água. Até o momento, estão sendo construídas duas redes de água, uma na Linha Brasil Fundos, e outra no Pedancino, com recursos que vieram de emendas parlamentares. Veio também um recurso de R$ 97 mil, da Consulta Popular de 2019, que será usado em melhorias na rede de água no centro da Linha Brasil. Além disso, já foram feitas três extensões de rede de água nesse ano. A intenção do Projeto de Lei 088/2021 é contemplar oito comunidades, mas ainda não temos cronograma de execução das obras. É importante que as comunidades participem formando uma parceria com o poder público, assim conseguiremos atender mais famílias o quanto antes”, afirma Lüdke.

Os vereadores ressaltaram a importância do projeto, destacando que a água é um recurso essencial para a vida do ser humano e que as comunidades de Nova Petrópolis merecem e precisam de melhorias no abastecimento da água.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP