15/09/2021

Vereadores participam do lançamento da campanha de criação da Sala de Acolhimento

Espaço reservado vai atender vítimas de violência na Delegacia de Polícia

Na manhã desta quarta-feira, 15 de setembro, ocorreu o lançamento da campanha de criação da Sala de Acolhimento, que será um espaço reservado para escuta e proteção de vítimas de violência doméstica, com funcionamento na Delegacia de Polícia. O presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Daniel Michaelsen (MDB), as vereadoras Kátia Zummach (PSDB) e Lilian Perufo (PSDB), e o vereador Tarcísio Brescovit (Patriota) estiveram presentes na ocasião.

O objetivo da Sala de Acolhimento é incentivar a denúncia para quebrar o ciclo de violência que atinge várias famílias. O projeto de edificação da sala foi realizado pelo arquiteto Fabio Spier. “O espaço que será implementando não lembra um ambiente de delegacia, para que a vítima não fique aguardando no mesmo local onde as outras ocorrências são registradas, e não fique perto do agressor”, disse Spier.

A campanha busca doações espontâneas da comunidade em uma conta aberta no CONSEPRO, exclusiva para esse fim. O valor arrecadado será investido em mobiliário e mão de obras, entre outros. Para doar, basta transferir qualquer valor para conta da CONSEPRO, na Sicredi Pioneira: Agência 0101, número 15910-5, CNPJ 07.609.955/0001-90. A doação pode ser realizada até o dia 15 de novembro de 2021. Mais informações pelos telefones (54) 3281-1378 e (54) 3281-3833.

A Comissão da Sala de Acolhimento é formada pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP); pelo Departamento da Mulher da Entidade; pela Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis; pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social; pela Coordenadoria da Mulher; pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis; pela Polícia Civil; pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO); pela Sicredi e pela OAB de Nova Petrópolis.

O vereador Daniel Michaelsen parabenizou a ação e agradeceu a todos os envolvidos. “Com certeza esse espaço fará a diferença para quem precisa de um acolhimento mais amoroso e atencioso em um momento tão difícil”, disse o edil.

A vereadora Kátia Zummach destacou a importância da Sala de Acolhimento para a comunidade. “Vai ser um espaço físico diferente dentro da delegacia, com um acolhimento e atendimento diferenciado para as vítimas de violência que, nesse momento de sofrimento, precisam de todo o carinho e a atenção. É um momento muito difícil entrar numa delegacia e fazer uma denúncia. Todas as ações que são feitas em prol dessa causa dão visibilidade e encorajam as vítimas a denunciar o agressor, pois elas precisam saber que não estão sozinhas e que existe uma rede de apoio que sempre está à disposição para acolhê-las”, ressalta.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação CVNP