22/08/2023

Grupo de Segurança Escolar de Nova Petrópolis realiza quarta reunião

No encontro foram apresentados os mecanismos de segurança existentes no município

A quarta reunião do Grupo de Segurança Escolar de Nova Petrópolis ocorreu na segunda-feira, 21 de agosto, na Casa da Cidadania.

No encontro, foram apresentados e debatidos os mecanismos de segurança existentes no município.

De acordo com a Prefeitura de Nova Petrópolis, todas as escolas municipais possuem cercamento físico e câmeras de monitoramento interligadas com o sistema de segurança da Brigada Militar de Nova Petrópolis, da Polícia Civil de Nova Petrópolis e da Secretaria de Segurança de Porto Alegre. A instalação de câmeras de segurança nas escolas estaduais está em período de testes, bem como a implementação dos botões de emergência em todas as escolas do município. Além disso, a cidade conta com quatro câmeras de reconhecimento facial.

O Poder Executivo também destaca que as escolas de Nova Petrópolis receberam ampliação no apoio de profissionais da Psicologia, com atividades que envolvem os estudantes, professores e funcionários.

CIPAVE

O Projeto de Lei do Poder Executivo nº 075/2023, que estabelece normas gerais sobre o Plano de Segurança Escolar, dispondo sobre a criação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) no âmbito da rede de ensino público municipal de Nova Petrópolis, além de dispor sobre a criação do Perímetro de Segurança Escolar, também foi pauta da reunião. A matéria legislativa foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis no dia 1º de agosto de 2023.

A CIPAVE está em fase de implementação e a matéria da segurança escolar passará a ser tratada no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública Municipal (GGIM), recentemente criado por Decreto do Poder Executivo e em reuniões da Rede de Apoio à Escola (RAE).

SISTEMA DE SEGURANÇA DE CÂMERAS

Na ocasião, foi apresentado ao Grupo de Segurança Escolar de Nova Petrópolis o sistema de câmeras de monitoramento do município que, de acordo com a Brigada Militar, conta com 40 pontos, localizados nas escolas, bairros e na área central da cidade.

O Grupo de Segurança Escolar de Nova Petrópolis é formado pelo Poder Executivo, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Desporto, Saúde e Assistência Social e Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, pelo Poder Legislativo e pelo Poder Judiciário, além de órgãos de segurança, como Brigada Militar e Polícia Civil de Nova Petrópolis. O grupo começou suas atividades após reuniões realizadas pela Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis junto à comunidade.

Participaram da reunião o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, e o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; a presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Kátia Regina Zummach; o delegado de Nova Petrópolis, Fábio Peres; o tenente da Brigada Militar de Nova Petrópolis, Marcelino Gava; o promotor de Justiça da Comarca de Nova Petrópolis, Charles Martins; a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Nova Petrópolis, Annita Haugg; o coordenador de Trânsito e Sistema, Milton César Szimanski; a coordenadora especial de Políticas para a Saúde Mental de Nova Petrópolis, Carina Correa da Silva, e a coordenadora pedagógica Noeli Maria Weber Hansen.

CRÉDITO DAS FOTOS: Jordana Kiekow | Comunicação Câmara Nova Petrópolis