04/03/2024

Vereadores prestigiam inauguração de monumento em homenagem ao bicentenário da imigração Alemã

A Câmara de Vereadores esteve representada no sábado(2), à tarde no Esculturas Parque Pedras do Silêncio na inauguração do monumento “Umleitung(desvio em alemão). Estiveram presentes ao ato, os vereadores Alexandre da Silva(PSB), que preside a Câmara e ainda o vereador Daniel Michaelsen(MDB), e a vereadora Kátia Zummach(PSDB). A inauguração contou com presença de autoridades do município e também da Secretaria de Cultura do Estado representada pelo diretor de patrimônio Eduardo Hahn, além dos integrantes da comitiva da cidade de Emmelshausen, coirmã da cidade de Nova Petrópolis e o proprietário do parque Valmor Heckler.

O monumento foi concebido em parceria com o artista alemão Hermann Josef Wilhelm e tem como propósito a homenagem ao bicentenário da imigração Alemã, celebrado neste ano de 2024. O vereador na cidade de Emmelshausen Alfred Muders também integrou a comitiva presente ao ato de inauguração.

O diretor de patrimônio da Secretaria da Cultura do Estado Eduardo Hahn lembrou a importância daquilo que chamou de intercâmbio cultural, uma troca de informações extremamente representativa e parabenizou a direção do Esculturas Parque Pedras do Silêncio pela paisagem belíssima e o esmero no cuidado e manutenção de parte da história da imigração alemã em Nova Petrópolis.

Antes da inauguração do monumento em homenagem ao bicentenário, houve recepção à comitiva que veio da Alemanha, uma visita guiada pelo parque montado para resgatar a história da imigração. Valmor Heckler, sócio proprietário do local, externou sua alegria em viver um momento histórico tão importante lembrando que o início de tudo demandou ato de muita coragem, luta, força, e determinação.

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis