04/03/2024

Câmara de Vereadores integrará grupo de trabalho que busca construção de via alternativa à BR-116

A Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis está acompanhando de forma integrada, o debate a respeito da situação em que se encontra a BR-116, no trecho que faz ligação entre o Jardim da Serra Gaúcha e o município de Caxias do Sul.

Nesta segunda-feira(4), mais uma reunião foi realizada no plenarinho da ACINP e teve a presença do presidente Alexandre da Silva(PSB) e dos vereadores Cláudio Gottschalk(PDT), Kátia Zummach(PSDB) e Daniel Michaelsen(MDB).

O movimento envolve prefeituras da região, dentre estas, a de Nova Petrópolis e lideranças de associações representativas, instituições e entidades de pelo menos 30 municípios, além de parlamentares da Assembleia Gaúcha, da Câmara Federal e Senado da República que foram representados por respectivos assessores. O deputado Elton Weber esteve presente na reunião. Os integrantes da mobilização coletiva, lembraram no encontro, a importância da BR-116 para a promoção da logística de insumos, escoamento da produção, deslocamento de profissionais, deslocamentos turísticos, médico hospitalares, estudantil e deslocamentos dos órgãos de segurança.

Conforme dados mostrados na reunião, o trecho citado da rodovia recebe diariamente entre duas e quatro mil pessoas, sem contar o movimento voltado ao turismo, porém, nos últimos 11 anos já soma pelo menos 28 meses de bloqueios parciais ou totais. Num histórico mais recente, lembraram os integrantes da reunião, já são oito meses com problemas que afetam diretamente o dia a dia e a economia de uma região muito importante para o Estado pela sua representatividade no turismo, gastronomia, produção metal mecânica e no setor agro.

Na reunião foi decidido que um grupo de trabalho permanente será criado, além da elaboração de um documento que será enviado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(DNIT) onde entre outras demandas, será solicitado investimento do Governo Federal para construção de uma rota alternativa pela localidade de Arroio Paixão e Linha Temerária numa extensão de 10,5 quilômetros, dos quais, 4 já estão pavimentados; essa uma propositura encaminhada pelo município de Nova Petrópolis, ação de curto prazo para acelerar a liberação da sinaleira na BR-116, e a realização de um estudo de viabilidade para construção de uma nova rodovia na região.

Uma próxima reunião será agendada, esta, com presença de integrantes do DNIT, que haviam sido convidados para o encontro realizado nesta segunda-feira, mas se ausentaram.

Crédito da Foto: Antonio Brito / Comunicação Câmara de Vereadores

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis