06/03/2024

Vereadores homenageiam Emmelshausen com entrega de placa a legislador da cidade Alemã

O Presidente Alexandre da Silva lembrou do importante momento para o fortalecimento dos laços de irmandade entre as duas cidades e externou sua gratidão a todos os integrantes da comitiva

Veja galeria de fotos no link abaixo

A Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis recebeu a visita durante a sessão ordinária desta semana da comitiva da cidade de Emmelshausen que esteve na cidade por ocasião das comemorações do bicentenário da imigração Alemã no Brasil. Foi um momento de congraçamento e fortalecimento dos laços de irmandade entre as cidades que foram declaradas coirmãs por meio da assinatura da Lei nº 4.829 em agosto de 2019.

O presidente Alexandre da Silva(PSB), fez a saudação inicial e ao agradecer a presença no plenário do Poder Legislativo, os nominou como “nossos irmãos” reiterando a importância do momento para a Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis.

Convidado pelo Presidente, o ex-vereador Paulo Antonio Heylmann, autor da legislação que tornou as cidades coirmãs, disse se sentir orgulhoso de estar na presença dos integrantes da comitiva composta por 19 pessoas frisando sua felicidade em ter proposto a Lei que foi sancionada em 2019. O ex-vereador também cumprimentou os vereadores pelo trabalho que vem realizando em prol do município e pelo bem-estar de todos. “Enquanto todos estão em casa, vocês estão aqui, eu sei como é estar aqui”, disse.

O vereador Alfred Berthold Muders que representava a Câmara de Vereadores de Emmelshausen, agradeceu o convite para a vinda a Nova Petrópolis. Reconheceu em seu pronunciamento a intensa participação do prefeito em todos os eventos em que a comitiva esteve. Lembrou ter estado na cidade no ano em que a Lei que instituiu a irmandade entre as duas cidades foi assinada e que neste período se passou pela pandemia e agora foram reiniciadas as visitas; dizendo esperar para breve a visita em Emmelshausen de uma comitiva de Nova Petrópolis.

“Estive aqui a primeira vez em 2008 e esta já é a sexta vez que visito esta cidade que está cada vez mais bonita. Esse sentimento de irmandade me traz uma confiança muito forte e me sinto a vontade nesta cidade. Reconheço a dificuldade de manter a irmandade devido a distância, mas é preciso manter vivo o que foi feito até agora para que esses laços de irmandade entre Nova Petrópolis e Emmelshausen floreçam cada vez mais”, afirmou.

O Prefeito Jorge Darley Wolf disse ser um privilégio receber os coirmãos e coirmãs salientando a agradável companhia que enriqueceu ainda mais o ano do bicentenário e engrandeceu a cidade também no momento do seu aniversário de 69 anos de emancipação. “Foram dias mais felizes, leves e que fortaleceram nossos laços”, sublinhou. O prefeito cumprimentou o ex-vereador Paulo Heylmann pela iniciativa da proposição da lei e reiterou que a cidade e sua comunidade precisam dar continuidade ao trabalho que foi feito até aqui. Por fim, agradeceu às famílias que recepcionaram e acolheram os coirmãos da cidade Alemã nos quatro dias de estadia. “Nos festejos da imigração Alemã muitas vezes vocês serão lembrados. Se Nova Petrópolis é o que é hoje, precisamos agradecer aos antepassados que aqui vieram”, concluiu.

Os vereadores Cláudio Gottschalk(PDT), e Kátia Zummach(PSDB) também agradeceram a presença dos integrantes da comitiva na cidade. Cláudio agradeceu a vinda de tão longe para prestigiar o Rodeio do CTG Pousada da Serra e desejou que voltem sempre a Nova Petrópolis. Já a vereadora Kátia que acompanhou a visita da comitiva a vários lugares, agradeceu pela gentileza e alegria nos momentos vividos com os munícipes de Emmelshausen e desejou que em breve novos encontros ocorram.

A Vereadora Kátia Zummach foi homenageada pelo Sr. Hermann Josef Wilhelm com flores. Disse o integrante da comitiva Alemã que estava eufórico e entusiasmado com tudo que ele viveu em Nova Petrópolis. Em nome de toda a comitiva e em agradecimento a receptividade dos munícipes da cidade ele entregou a vereadora Kátia, lindas flores. "Você presidente chamou a todos de irmãos e eu chamo a vereadora Kátia de irmã", disse Hermann.

No encerramento do ato de homenagem o Presidente da Câmara de Vereadores Alexandre da Silva lembrou do importante momento para o fortalecimento dos laços de irmandade entre as duas cidades e externou sua gratidão a todos os integrantes da comitiva que “abrilhantaram e alegraram ainda mais nosso município no ano do bicentenário da imigração Alemã. Alexandre da Silva convidou todos os vereadores para a entrega de uma placa de homenagem da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis ao vereador Alfred Berthold Muders fortalecendo os laços de irmandade e o sentimento de gratidão a todos os presentes naquele singular momento.

O que foi escrito na placa

“No ano do bicentenário da imigração Alemã no Brasil honra-nos receber a visita da comitiva da cidade de Emmelshausen. Nossa união proporciona o estreitamento de laços de irmandade e o fomento a cultura , folclore e cooperativismo, caracteristicas que assemelham as cidades coirmãs”.

Crédito da Foto: Antonio Brito / Comunicação Câmara de Vereadores

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis