Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal

NOTÍCIAS

07/03/2024

Lentidão de obras no município foi debatida no espaço de explicações pessoais

Situações atinentes ao meio urbano também foram trazidas na tribuna, como é o caso dos banheiros da Praça das Flores.

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O espaço de explicações pessoais na Sessão Ordinária da Terça-Feira(5), foi utilizado por alguns vereadores do Legislativo para tecer observações e também críticas para obras que estão afetando o cotidiano das comunidades do interior. Situações atinentes ao meio urbano também foram trazidas na tribuna, como é o caso dos banheiros da Praça das Flores.

O vereador Daniel Michaelsen(MDB), disse estar preocupado com as reclamações que vem recebendo devido a situação que está ocorrendo no local. “Fui lá conferir e é lamentável a falta de organização e de limpeza do espaço”, disse. O caso também foi referido na fala do vereador Alexandre da Silva(PSB). “A reclamação dos usuários é pertinente, de fato está muito mal cuidado”, frisou. O presidente da Câmara disse que este é o caso que remonta a necessidade de que os projetos de lei que vem do Executivo fiquem mais tempo para análise na casa legislativa. Ele fez uma espécie de “Mea Culpa”, ao rememorar que o projeto que previa que quem assumisse o estabelecimento comercial do local, e iria cuidar dos banheiros passou pela Câmara de Vereadores e foi aprovado por todos. “Agora virou questão judicial e a Câmara não tem como interferir. “Eu defendo que se os projetos tiverem que ficar mais na pauta, que fiquem. Fique bravo quem quiser”, disparou.

Sobre as obras no município, vereadores lamentaram o ritmo lento. Daniel Michaelsen falou do acesso a rotula do Pinhal Alto onde moradores lhe mostraram vários canos quebrados ao longo da ERS-235 com bueiros abertos e previu que a próxima chuva forte que vier poderá causar alagamentos no local. “O que era para ser uma coisa boa, acaba virando uma dor de cabeça para os moradores”, observou.

Tarcisio Brecovit(Patriota), falou da indignação dos moradores das 13 Colônias que sempre tem problemas com estradas. Observou que horas máquinas foram contratadas para fazer o trabalho e disparou: “será que você deixa chegar no caos para vender facilidades depois, será? Vamos deixar dificuldade, estragar tudo e agora, opa, chegou a salvação, vamos contratar máquinas de fora. O que está acontecendo com nossas máquinas; as de fora são mais duras, mais resistentes, o ferro é diferente, a fabricação é outra? indagou.

Egon Hackermann(Republicanos) disse estar bastante preocupado com o sistema todo. Aqui as obras públicas infelizmente não andam. O sistema lento está enraizado, e nós estamos de mãos atadas. O vereador solicitou ao Poder Executivo um olhar para o asfalto das 9 Colônias devido aos moradores estarem preocupados com as condições de trafegabilidade na localidade que terá festividades neste final de semana.

O vereador falou ainda da lentidão da empresa e falta de consideração com os usuários. Para ele, não adianta notificar uma empresa quebrada, falida “é preciso rever contrato de licitações com empresas, pois após assinar os contratos, não cumprem com o cronograma”. Citou exemplo de uma boca de lobo no Pinhal Alto que foi feita num dia e no outro teve de ser desmanchada. “Isso mostra a falta de competência”, destacou. Por outro lado, Egon Hackermann elogiou o Poder Público pelo início das obras na rotula de entrada do bairro Vale Verde e fez alerta para o trânsito no local. O legislador também agradeceu pela limpeza da vegetação no bairro.

O Presidente Alexandre da Silva(PSB), lembrou que a obra de 9 Colônias faz um ano e meio que vem se arrastando e afirmou que a atual empresa não irá terminar essa obra, já que um dos prazos é o dia 10 de março e não será cumprido. “Infelizmente todo este problema iniciou lá atrás no edital de licitação. Depois de uma empresa vencer o processo é muito difícil tirar, chega um ponto que nem o Executivo consegue resolver. Há obras que foram licitadas depois e estão prontas há meses. Há prejuízos para moradores na localidade. O cenário que se vê lá não tem como a população não se indignar”, frisou. O vereador observou ser acertada a medida do Executivo que reteve o recurso que tem para realizar a obra. “Ainda bem que a prefeitura segurou o recurso, por que o atual contrato terá de ser rescindido e feita nova contratação”, sublinhou.

Alexandre da Silva também elogiou a finalização das obras na Emei Ursinho Carinhoso. Lembrou o problema ocorrido no educandário devido a intempérie climática e disse que quando as obras são feitas “a gente também precisa trazer aqui. Quero parabenizar a administração por ter tido o olhar à escola e ter feito a troca total do telhado da Emei. Que bom que as aulas foram retomadas no local que teve uma obra muito bem feita”, pontuou.

O vereador Oraci de Freitas(Progressistas), ao discorrer sobre o andamento das obras, lembrou que é preciso planejamento, e o Executivo, segundo ele, está pecando nisso. Disse que aprova todos os projetos de contratações emergenciais na casa, por saber da calamidade e do desleixo que está no município. “A gente quando faz indicações está buscando solução para questões importantes para a comunidade. Não se trata de fazer oposição por oposição, a gente busca solução para os problemas”.

Situação da BR-116 preocupa

No dia 16 de março irá completar nove meses de fechamento total ou parcial da BR-116 no trecho entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A lembrança do vereador Daniel Michaelsen(MDB), vai adiante ao frisar que a segunda etapa da obra nem teve contrato assinado e de novo a rodovia terá bloqueio total para o trânsito do dia 7 até o dia 12 de março. “É preciso cobrar que o DNIT torne público o cronograma de trabalho no local.

O vereador Egon Hackermann lamentou que as obras não andam na rodovia e lembrou exemplo da comunidade de Nova Roma do Sul que com sua mobilização própria construiu uma ponte em tempo recorde e com um terço do valor orçado pelo governo. “Não conseguimos tirar a lição”, sublinhou.

Claudio Golttchalk(PDT), disse esperar que a reunião realizada sobre a BR-116 seja produtiva por quê vem aí tranqueira de novo. “A gente é vereador, a gente escuta da população e essas obras seja no município ou fora dele não estão andando. É preciso dar agilidade para essa obra”, observou.

O presidente Alexandre da Silva entende que neste assunto em específico ninguém fará nada sozinho e ressaltou que talvez agora, com a união da Região, empresários, instituições e entidades constituídas, tenha se dado realmente o ponta pé inicial para equacionar a situação da BR-116. “Penso que com a união das entidades, empresários e municípios, pode ser que consigamos avançar. Porque do jeito que vinhamos tratando não iriamos sair do lugar”, concluiu.

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis