07/03/2024

Integrantes da NovaMel Fest fazem convite aos vereadores

A NovaMel é uma associação mista que tem se destacado em nível de Região e do Estado levando o conhecimento do trabalho dos apicultores e meliponicultores para além das fronteiras do município

Os integrantes da NovaMel Fest, evento que ocorrerá na rua coberta da Praça das Flores nos dias 8, 9 e 10 de março, estiveram no Legislativo para estender aos vereadores e a comunidade convite à participação nos eventos. O presidente Francelino Lima disse que a exposição visa a promoção da apicultura e meliponicultura dos produtores de Nova Petrópolis.

A NovaMel é uma associação mista que envolve dois setores e que tem se destacado em nível de Região e do Estado levando o conhecimento do trabalho dos apicultores e meliponicultores para além das fronteiras do município.

A abertura oficial da NovaMel, que neste ano terá sua 2ª edição, está prevista para sábado, dia 9, às 9h junto a Praça das Flores. O presidente disse que a Associação NovaMel tem participado de eventos fora do município e atraído turistas para cá. Destacou o salto de qualidade da meliponicultura de Nova Petrópolis nos últimos anos e defendeu a atividade dizendo que “a abelha é um dos insetos mais importantes do planeta, pois sem ela, nosso ecossistema entraria em colapso, por isso é preciso valorizar os criadores que de maneira racional conservam muitas espécies. Não fosse o trabalho dos apiários e meliponarios muitas espécies já estariam extintas”.

O Presidente Alexandre da Silva(PSB), parabenizou pelo trabalho e agradeceu o convite recebido. Afirmou que “a NovaMel Fest é mais um evento que veio para ficar”, ressaltando que Nova Petrópolis é a Capital da Meliponicultura no Rio Grande do Sul. Ele reiterou que certamente os vereadores irão acompanhar o evento de envergadura singular e que leva o nome de Nova Petrópolis para outros municípios do Estado.

A NovaMel Fest terá oficinas de produção, e palestras com renomados palestrantes de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Também no evento haverá pela primeira vez no Brasil a transmissão de uma inseminação instrumental de abelha rainha. Durante a estada da Associação NovaMel na Câmara, vereadores receberam da integrante da associação Márcia Birck, uma sacola com produtos a base de mel produzidos por integrantes da entidade.

Crédito da Foto: Antonio Brito / Comunicação Câmara de Vereadores

Fonte: Câmara de Vereadores Nova Petrópolis