21/05/2019

Após meses em pauta, vereadores aprovam projeto que modifica qualificação de entidades como organizações sociais

Mesmo com aprovação, nada será modificado com relação ao Hospital Nova Petrópolis.

Na sessão ordinária do dia 20 de maio os vereadores aprovaram com unanimidade o projeto de lei 069/2018. A matéria visa estabelecer preceitos legais para qualificar as entidades assistenciais sem fins lucrativos que se dedicam a atividades de ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, cultura, assistência social e saúde. Desta forma, o Executivo Municipal poderá celebrar contrato de gestão com associações que se identificarem com as características citadas.

O projeto foi encaminhado, pois a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social foi notificada pela 5º Coordenadoria Regional de Saúde a mudar o modelo de contato com o Hospital Nova Petrópolis. O objetivo era tornar a entidade uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. O hospital fez uma assembleia com a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, que administra a entidade, e foi optado por não acatar o modelo. Sendo assim, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal Daniel Michaelsen (MDB), mesmo com o projeto aprovado, nada irá mudar na relação entre o Hospital e o Executivo. “A parceria irá permanecerá igual. O que muda é que existe uma lei aprovada pelos vereadores que, se um dia o hospital quiser virar uma OSCIP, poderá.”

A matéria ficou sete meses em pauta e foi colocado para votação no dia 13 de maio após uma reunião com a Oase. O líder de governo Oraci de Freitas (PP) disse que “nunca foi aplicado tanto recurso no hospital como nestes seis anos. A Administração sempre foi parceira do hospital. O investimento é em rol de todos os munícipes.”